segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Pq anotar as refeições?

Olá amores!!! Como vcs estão!?!

Hoje eu estava repassando algumas páginas das minhas anotações de semanas atrás e fiquei barbarizada. Achei tão importante que vim aqui compartilhar essa experiência com vocês. Espero estar dando alguma luz a alguém que ainda não conheça esse método, porque é muito eficiente! Especialmente para quem está começando uma dieta pra vida inteira. Anotar é preciso!

A princípio, eu não sabia bem ao certo porque eu fazia isso, mas achei que era necessário. Então, comecei a anotar...mesmo com toda preguiça do mundo!
Sei que pode parecer tosco no primeiro momento, mas de uns tempos pra cá, antes de comer alguma coisa eu penso muito bem por dois motivos - a primeira delas é saber o quão gordo é aquilo e se eu tô podendo ( e eu não tô pondendo! nem nunca estarei!), a segunda coisa que penso - vou ter que anotar isso no meu controle.
Então, antes de me empolgar enchendo o prato com variedades, já me dá uma preguiça antecipada de anotar aquilo tudo e acabo comendo menos por preguiça! É incrível o efeito preguiça nessas horas! Por exemplo, pegar aquelas saladas que tem um mundo dentro, nem pensar! Como é que vou contar as calorias pingadas de cada ingrediente e como vou me lembrar de tudo o que tinha picadinho nela?!
Daí, eu desisto e apelo para a boa e velha alface/ agrião/ rúcula sem nada misturado. Além de ser muito mais light, é mais fácil de lembrar pra anotar. E como eu já havia dito aqui, minhas refeições se reduziram sensivelmente e meu estômago já não aceita mais muita comida (só se eu forçar). Vou fazer uma comparação para que vocês possam ver o quanto diminuiu a quantidade e a qualidade da comida.


Comparando o cardápio de 11 de Janeiro, que foi o dia que me deu o "clique" .

Vamos lá (é assustador!):

Café da manhã - 1 copo de 250 ml de leite semi-desnatado c/ Dreamweek (o "diet shake" da Luciana Gimenez)

Lanche - 1 mate limão diet

Almoço (total em gramas - 530g)
1 colher de feijão
2 colheres de arroz integral
1 porção de frango grelhado
1 porção média de empadão de frango (tirando o excesso de massa)
Muito agrião
Pedacinhos de mussarela de búfala
Tomate ( 2 rodelas)

1 suco de melancia de 300 ml
1 café sem açúcar

A caminho de casa...

1 picolé diet de coco- 85 calorias ( estava morrendo por não ter comido doce o dia inteiro, recorri ao diet!)

Em casa...

1 pastel integral de frango c/ requeijão light. ( Depois que fui contar as calorias desses pasteis "lights" , ví que é um absurdo, dá umas 300 e tantas calorias , além de ser super gordo. Depois disso, comecei a criar meus próprios sanduíches lights de verdade.)
1 concha de feijão
1 tomate c/ sal

Mais tarde, tipo umas 3 horas depois...

1 fatia de queijo minas frescal (30g)
1 potinho de sobremesa light danúbio.

Bizarro, né? A pessoa estava totalmente desesperada e dependente de comida ( a pessoa sou eu, mas me recuso a acreditar!!!). Confesso que a primeira semana foi dos infernos, comeria até a minha mão de tanta ansiedade! Hoje, olhando para essa montoeira de comida aí em cima, eu fico chocada e até enjoada, porque não aguentaria mais comer tanto assim! Mas esse foi o dia que comecei a selecionar e pensar sobre as coisas que eu comia, e tinha a melhor das intenções. E há três semanas atrás, isso tudo era pouco pra mim e ficar sem açúcar era o inferno.
O cardápio abaixo ainda está longe de ser o dos meus sonhos – coloquei um teto de 1.000 calorias, sendo que alguns dias eu consumo menos ( e ainda me exercito). Minha meta é consumir 500 calorias por dia e me exercitar muito mais e quando eu chegar lá, vou estar mais condicionada a fazer LF´s e NF´s. Hoje ainda não posso, minha pressão cai e eu capoto mesmo! Mas eu vou chegar lá!!!

Vamos ao cardário mais recente – o de hoje!

Três segundas-feiras depois...

Café da manhã

1 biscoito cream cracker + 1 café sem açúcar

Almoço no self-service (total em gramas - 260 gr)

1 posta de peixe grelhado
Folhas de alface + 1 pinça de pimentão em conserva
1 micro pedaço de quiche de alho poró (deixando a massa de lado)

Previsão do restante do dia (com base no comportamento dos últimos dias)

Lanche

16h - 1 sanduíche preparado por mim de 198 calorias (Peso dos ingredientes cravados na balança + calculadora de calorias)- Composição: Pão de 8 grãos light s/ açúcar (2 fatias), presunto de peru vita light sadia e queijo tipo cottage.

** Não era para eu comer o carboidrato desse sanduíche hoje, mas eu tenho certeza que não vou ter a segunda aula, então vou pra casa mais cedo e posso pular!! Mas nos dias em que fico paradona, eu como uma banana média no lugar desse sanduíche.


Na faculdade

Se a fome apertar muito (muito mesmo!), eu corro na lanchonete e peço um suco de melancia, bebo bem devagar que é pra saciar a fome aos poucos (mandando boas vibes para o meu cerébro bobão!!! hahaha)

A noite, em casa.

- Iogurte desnatado nestlé c/ adoçante.

Quando fui pular na quinta-feira, senti muitas dores nas costas e joelhos, mas forcei a barra mesmo assim.No sábado, tentei fazer novamente e não deu certo -doeu demais!
Estou de molho desde então... Mas tenho certeza que hoje eu já vou estar melhor, mal posso esperar para chegar em casa!!!

Lindas, hoje ainda passo para visitá-las para saber como estão• Mas antecipadamente, quero agradecer do fundo do meu coração a força que vcs me dão!!! É surreal!!! Eu estaria sem rumo se não fosse por vocês!!! Obrigada mesmo por tudo !!! Lindaaaaas!!!

Um grande beijo e continuem firmes, sempre! Nós vamos conseguir!!!!

Anna HT




6 comentários:

-----Sofia disse...

anna!!
nossa anotar o que agente come é mesmo um ótimo jeito de manter o controle... e é bom ler depois de um tempo e buscar sempre diminuir os alimentos a cada dia... até chegar numa dieta que de certo pra gente.
Eu sempre anoto no blog e comparo semana a semana.
Amei teu cardápio de hoje!! Preciso comprar um jump pra pular tb.. deve ajudar muitooo *_*
fica forteee
amo o teu blog =*

A. disse...

realmente, anotar é tudo de bom pra manter o controle!
notei a diferença do cardapio, o novo ficou super saudavel e leve :D
existem muitas coisas por aí pseudo-light temos que tomar cuidado... fiquei chocada com os pasteis aparentemente inofensivos terem tantas kcal!
beijos flor! :*
depois atualizo o blog, tou de saída pro ballet... ai faz falta um cel com internet!!!!!!! :S:S:S:S:S

Anônimo disse...

Pois é amiga. O que a preguiça faz conosco! Ajuda até emagrecer neh?!

Se pensar bem .... vc disse certo! Calcular todos os itens que tem numa salada cheia de putaria é foda! Eu sei porque já fiz isso! E não percebi que desistir de anotar pois ... ficava com preguiça!

Agora veio a luz com seu post! É bem mais fácil um salda básicãO! E tb comendo menos...menos coisas temos para calcular!!

Meninha linda! Foi uma luz sim!!
Eu sempre anoitei... de uns tempos para cá deixei!

E é incrível o que comemos em um único dia! Gente como queremos emagrecer desse jeito neh!?

Boa sorte!
Espero que esteja melhor para fazer exercicios!

Beijos!

♦Dora♦ disse...

Ai eu tb morro de preguiça de anotar tudo. Qdo chega à tarde eu já nao anoto mais, mas pensando pelo seu ponto de vista, deve dar certo mesmo anotar tudo, principalmente se a gente comer algo que nao deve.

Vou voltar a fazer isso.


beijo grande

A. disse...

saudades! manda noticias :)
é a anna do 2º comment, mudei nome e foto (:

Maegan. disse...

Caaara, a minha tia tinha me dito para fazer isso. HAHA
Mas agora que tu disse, só porque sou maria-vai-com-as-outras vou fazer. Só porque tu tá incentivando e diz que vale a pena, ok?
Passando para agradecer pela força e ah, voltei à falar com o meu amigo, mais ou menos. Não é o mesmo de antes, mas eu ainda amo ele e muito, como irmão. Só que não temos a afinidade de antes.
Grande coisa, eu tô bem assim mesmo!
Enfim, te cuida, guria.
Beijão. ♥